PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO
CURSO: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs
NOME: Zenaide Aparecida Soares Fonseca
UNIDADE 2: Internet, Hipertexto, Hipermídia
ATIVIDADE: atividade2_5criando um portfólio em hipertexto
MUNICIPIO: São João da Lagoa-MG
FORMADORA: Suzana Alves Araújo
MEU HIPER – POTIFÓLIO
ATIVIDADES REALIZADAS NESTA ETAPA DO CURSO
As atividades realizadas no curso E-PROINFO estão sendo gratificante, porque aprendemos muitas coisas importantes para o nosso dia a dia na escola. E mais importante para nossos alunos. Aqui estão algumas das atividades que foram realizada durante este curso.
UNIDADE 1: TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO
Nesta unidade colocamos nossa reflexão sobre quem somos como professor e aprendiz?
Fórum: Quem sou eu como professor e aprendiz?
Aqui refletimos sobre diversas questões, o que é ser professor hoje
Realizamos também uma pesquisa na escola sobre as tecnologias existentes e como elas estão sendo utilizadas.
Postamos também trabalhos na Biblioteca e reflexões no diário de bordo.
ATIVIDADE: FÓRUM
UNIDADE I
Ser professor é uma tarefa muito difícil tem que ser um profissional nos dias de hoje, pois está sendo uma das profissões mais difíceis de enfrentar. E a exigência da educação de ensino exige mais e mais que estejamos sempre bem informados, principalmente com a ajuda das tecnologias que está sempre ao nosso redor. E como mediador da aprendizagem, participa ativamente do processo de aprendizagem, incentivando a busca de novos saberes, sendo detentor de senso crítico, conhecendo profundamente o campo do saber que pretende ensinar, além de ser capaz de produzir novos conhecimentos, através da realidade que o cerca. Cabe a nós educadores devemos ser mais complexo e limitado, com uma boa postura, ser positiva para que o trabalho seja mais inovador e assim nossos alunos sintam que vale a pena aprender, porque eu como aprendiz sinto que melhorou muito e enriqueceu muito em relação ao meu trabalho.Aprendi ainda mais que ser professor não é apenas ensinar é aprender.
ATIVIDADES: BIBLIOTECA
TEMA: Ativ1__2 Minha escola
ATIVIDADES: DIARIO DE BORDO
Em um mundo cada vez mais globalizado, utilizar as novas tecnologias de forma integrada ao projeto pedagógico é uma maneira de se aproximar da geração que está nos bancos escolares. Em sala de aula, a tecnologia não é um enfeite e o professor precisa compreender em quais situações ela efetivamente ajuda no aprendizado dos alunos. A formação inicial e continuada dos professores para o uso de TICs e de como integrá-las ao cotidiano escolar. A primeira coisa é ter a tecnologia disponível. É por isso que não se observam resultados tão favoráveis quando há apenas um laboratório para toda a escola. A tecnologia tem de estar na sala de aula, à mão no momento da necessidade. Pode ser um pequeno laboratório na sala ou um computador por aluno. O uso das tecnologias tornou-se precedente, visto que estas oportunizam uma melhor assimilação dos conteúdos educacionais. A sociedade contemporânea não consegue mais pensar em educação dissociada da tecnologia. Há algumas décadas o quadro de giz, o caderno e até mesmo a caneta esferográfica eram vistos como o "novo" para a formulação e assimilação do processo ensino-aprendizagem, depois, vimos a chegada do retro projetor, o rádio, a TV, o vídeo cassete. O que vemos hoje é a utilização massificada destes aparelhos, que muitas vezes são subutilizados ou utilizados apenas para "dar folga" ao professor que, em dados momentos, vê nestes instrumentos uma forma de não pensar o plano didático ou os tem como a opção mais viável para abordar diferenciadamente o conteúdo metodológico. Os recursos pedagógicos da Internet, a pesquisa e a comunicação podem perfeitamente ser utilizados de forma articulada, renovando os vídeos que aprimoram e enriquecem o conhecimento como: imagens, música, fala escrita, a que possibilita atingir o aluno com mais facilidade para o processo de ensino/aprendizagem.
UNIDADE2: INTERNET, HIPERTEXTO, HIPERMÍDIA
ATIVIDADES: FÓRUM
CONCEITUANDO HIPERTEXTO
Hipertexto é um texto em que se inserem links de navegação em palavras-chaves. Esses links levam o leitor a outros documentos de texto, a outras janelas associadas a uma série de informações nos permitindo modifica-lo no todo ou em partes interconectando diversas informações, uma vez que hipertexto também é uma literatura diferente em que o computador ultrapasse os limites da tradicional forma escrita de textos que também pode ser hipertextuais.
O usuário ao acessar um ponto determinado de um hipertexto, consequentemente, outros que estão interligados também são acessados num grau de interatividade que ultrapassa a barreira da leitura podendo ter diversas formas para apresentar as coisas, como compreendemos o que estudamos e como apresentamos as coisas que compreendemos.O hipertexto dá uma dimensão maior ao texto, onde você pode ao mesmo tempo em que ler um texto poderá vê alguma coisa sobre o mesmo assunto acrescentado conhecimento podendo ouvir sons, ver imagens e outros. O hipertexto é um tipo de texto que contem hiperlinks que nos levam a outros textos ou outras páginas.
REFLEXÕES
A minha pesquisa foi a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela directa e explícita.
Então na sala de aula onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas.
Então na sala de aula onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas.
É uma grande experiencia trabalhar com hipertexto e muito importante na aprendizagem do aluno e professor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário