sexta-feira, 14 de setembro de 2012

MEU HIPER – POTIFÓLIO

PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO

CURSO: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs
NOME: Zenaide Aparecida Soares Fonseca
UNIDADE 2: Internet, Hipertexto, Hipermídia
ATIVIDADE: atividade2_5criando um portfólio em hipertexto
MUNICIPIO: São João da Lagoa-MG
FORMADORA: Suzana Alves Araújo
 

MEU HIPER – POTIFÓLIO 
ATIVIDADES REALIZADAS NESTA ETAPA DO CURSO
As atividades realizadas no curso  E-PROINFO estão sendo gratificante, porque aprendemos muitas coisas importantes para o nosso dia a dia na escola. E mais importante para nossos alunos. Aqui estão algumas das atividades que foram realizada durante este curso.


UNIDADE 1: TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO

                 Nesta unidade colocamos nossa reflexão sobre quem somos como professor e aprendiz?       

Fórum: Quem sou eu como professor e aprendiz?
Aqui refletimos sobre diversas questões, o que é ser professor hoje
Realizamos também uma pesquisa na escola sobre as tecnologias existentes e como  elas estão sendo  utilizadas.
Postamos também trabalhos na Biblioteca e reflexões no diário de bordo.

ATIVIDADE: FÓRUM
UNIDADE I

Ser professor é uma tarefa muito difícil tem que ser um profissional nos dias de hoje, pois está sendo uma das profissões mais difíceis de enfrentar.  E a exigência da educação de ensino exige mais e mais que estejamos sempre bem informados, principalmente com a ajuda das tecnologias que está sempre ao nosso redor. E como mediador da aprendizagem, participa ativamente do processo de aprendizagem, incentivando a busca de novos saberes, sendo detentor de senso crítico, conhecendo profundamente o campo do saber que pretende ensinar, além de ser capaz de produzir novos conhecimentos, através da realidade que o cerca. Cabe a nós educadores devemos ser mais complexo e limitado, com uma boa postura, ser positiva para que o trabalho seja mais inovador e assim nossos alunos sintam que vale a pena aprender, porque eu como aprendiz sinto que  melhorou muito e enriqueceu muito em relação ao meu trabalho.Aprendi ainda mais que ser professor não é apenas ensinar é aprender.   
ATIVIDADES: BIBLIOTECA
TEMA: Ativ1__2 Minha escola
ATIVIDADES: DIARIO DE BORDO
Em um mundo cada vez mais globalizado, utilizar as novas tecnologias de forma integrada ao projeto pedagógico é uma maneira de se aproximar da geração que está nos bancos escolares. Em sala de aula, a tecnologia não é um enfeite e o professor precisa compreender em quais situações ela efetivamente ajuda no aprendizado dos alunos. A formação inicial e continuada dos professores para o uso de TICs e de como integrá-las ao cotidiano escolar. A primeira coisa é ter a tecnologia disponível. É por isso que não se observam resultados tão favoráveis quando há apenas um laboratório para toda a escola. A tecnologia tem de estar na sala de aula, à mão no momento da necessidade. Pode ser um pequeno laboratório na sala ou um computador por aluno. O uso das tecnologias tornou-se precedente, visto que estas oportunizam uma melhor assimilação dos conteúdos educacionais. A sociedade contemporânea não consegue mais pensar em educação dissociada da tecnologia. Há algumas décadas o quadro de giz, o caderno e até mesmo a caneta esferográfica eram vistos como o "novo" para a formulação e assimilação do processo ensino-aprendizagem, depois, vimos a chegada do retro projetor, o rádio, a TV, o vídeo cassete. O que vemos hoje é a utilização massificada destes aparelhos, que muitas vezes são subutilizados ou utilizados apenas para "dar folga" ao professor que, em dados momentos, vê nestes instrumentos uma forma de não pensar o plano didático ou os tem como a opção mais viável para abordar diferenciadamente o conteúdo metodológico. Os recursos pedagógicos da Internet, a pesquisa e a comunicação podem perfeitamente ser utilizados de forma articulada, renovando os vídeos que aprimoram e enriquecem o conhecimento como: imagens, música, fala escrita, a que possibilita atingir o aluno com mais facilidade para o processo de ensino/aprendizagem.


UNIDADE2: INTERNET, HIPERTEXTO, HIPERMÍDIA


ATIVIDADES: FÓRUM
CONCEITUANDO HIPERTEXTO
Hipertexto é um texto em que se inserem links de navegação em palavras-chaves. Esses links levam o leitor a outros documentos de texto, a outras janelas associadas a uma série de informações nos permitindo modifica-lo no todo ou em partes interconectando diversas informações, uma vez que hipertexto também é uma literatura diferente em que o computador ultrapasse os limites da tradicional forma escrita de textos que também pode ser hipertextuais.

O usuário ao acessar um ponto determinado de um hipertexto, consequentemente, outros que estão interligados também são acessados num grau de interatividade que ultrapassa a barreira da leitura podendo ter diversas formas para apresentar as coisas, como compreendemos o que estudamos e como apresentamos as coisas que compreendemos.O hipertexto dá uma dimensão maior ao texto, onde você pode ao mesmo tempo em que ler um texto poderá vê alguma coisa sobre o mesmo assunto acrescentado conhecimento podendo ouvir sons, ver imagens e outros. O hipertexto é um tipo de texto que contem hiperlinks que nos levam a outros textos ou outras páginas.
REFLEXÕES
A minha pesquisa foi   a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela directa e explícita.
Então na sala de aula onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas.
É uma grande experiencia trabalhar com hipertexto e muito importante na aprendizagem do aluno e professor.










Nenhum comentário:

Postar um comentário